FLOW Funcional & FLOW Pilates

  1. Início
  2. FLOW Funcional & FLOW Pilates

O que é treinamento funcional?

De maneira bastante simplificada e resumida, a concepção de treinamento funcional existe desde 1911 e refere-se a todo programa de treino que deixa o indivíduo mais funcional, ou seja, melhor preparado para desempenhar tarefas da vida diária.

Anos mais tarte, começou a surgir outra abordagem de treinamento funcional, que se baseou em quatro domínios (estabilização espinal, resistência, flexibilidade e equilíbrio e propriocepção), que foram aplicados no campo da reabilitação buscando recuperar funções perdidas das pessoas, gerando resultados muito positivos, como melhora de estabilidade articular, amplitude de movimento, controle neuromuscular, etc.

Por conta dos resultados positivos, resolveram expandir esses programas de treinamento para pessoas saudáveis, com o intuito deixá-las mais funcionais também, porém, boa parte dos resultados disso foram catastróficos, pois muita gente saiu aplicando instabilidade em qualquer exercício, sem critério ou reflexão, sem nenhuma base teórica, apenas para se promoverem nas redes sociais, incentivando pessoas leigas a fazerem exercícios perigosos e desnecessários, aqui no Studio, os exercícios são prescritos de acordo com a necessidade do aluno, onde as aulas são em pequenos grupos, com critérios da biomecânica e sempre acompanhados pelos nossos professores.

Quais as vantagens do treinamento funcional?

O que os estudos científicos realizados com eletromiografia (avaliaçāo que mede atividade muscular), estão mostrando é que de fato há maior recrutamento de alguns grupos musculares.

Somos seres que se locomovem em pé, e portanto, necessitamos de alguns movimentos básicos para nossa sobrevivência, e a capacidade de realizar esses movimentos com precisāo no ambiente que nos encontramos hoje em dia, deveria ser comum a todos nos, como maneira de sobrevivermos as necessidades da vida moderna, saudáveis e sem lesões. São esses movimentos fundamentais: Empurrar, Puxar, Agachar, Avançar, Girar, Locomover-se (andar/correr). A eficiência desses padrões fundamentais adequados e executados corretamente, visando o não surgimento de desequilíbrios musculares e consequentemente as lesões.

Outra vantagem do treinamento funcional é que ele melhora a rapidez de ativação muscular e de reajustes posturais, o que pode ser interessante para idosos (ajuda-os com o equilíbrio, evitando quedas) e para atletas de diversas modalidades, tanto de esportes individuais (nataçāo, atletismo, lutas, tênis) como de esportes coletivos (futebol, basquete, voleibol).

Enfim, o treinamento funcional, como todos os esporte, ele é capaz de aumentar o número de ligações entre os neurônios do nosso cérebro, sendo portanto, quando usado corretamente, uma ferramenta muito interessante para ser utilizada com pessoas, de diferentes faixas etárias.

Pilates – Benefícios à saúde

Praticar Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela correria do dia a dia, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores. Enfim, uma infinidade de benefícios que, certamente, auxiliarão seu corpo e sua mente.

A prática de Pilates pode ser feita por qualquer pessoa, desde que acompanhado por profissionais responsáveis.

O Pilates influencia no aperfeiçoamento do individuo em três segmentos:

Resistência muscular, saúde, bem estar.

Quem pratica Pilates com frequência percebe as seguintes melhorias no corpo: Postura, mobilidade e flexibilidade da espinha, melhor distribuição do tônus muscular, fortalecimento do abdômen, estabilidade para a pélvis e ombros. Ele facilita a prevenção de doenças e a reabilitação física, auxilia no desenvolvimento do equilibro e coordenação, especialmente para os idosos.

Ao praticar Pilates o indivíduo sente um alivio nas dores no corpo. Além disso, ele melhora a densidade óssea, desenvolve a função e eficiência pulmonar com a melhora da circulação. Pilates também ajuda no tratamento de doenças como escoliose, osteoporose, artrite. Além de todos os temas citados, o Pilates também ajuda no desenvolvimento sexual graças aos exercícios com músculos pélvicos e a ajuda na questão da sensibilidade corporal.

“Boa forma física é o primeiro requisito de felicidade. De maneira a alcançarmos esta felicidade, é fundamental ganhar o domínio de seu corpo. Se você está com 30 anos e está rígido e fora de forma, você está velho. Se você está com 60 e está maleável e forte, você está novo.” – Joseph Pilates

Menu